ENTREVISTA II

ENTREVISTA COM O ESCRITOR, ADMINISTRADOR E GESTOR PÚBLICO E UM PROVÁLVEL CANDIDATO A PREFEITO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS.

EUQual a sua mensagem para aqueles que lerem essa entrevista?

Em primeiro lugar quero agadecer a todos por lerem esta entrevista, que através dela todos possam ter uma idéia mais clara sobre a minha pessoa, e sobre os meus propósitos e que assim todos possam fazer as suas análises.

O que é melhor ser Escritor, Administrador e Gestor ou Político?

Na minha pouco sábia opinião, ouso dizer que é melhor ser um cidadão consciênte e moral, uma pessoa que seja capaz de fazer algo de bom para os que mais necessitam.

Penso que ser escritor só será bom se o que escrevemos possa contribuir efetivamente para melhorar a vida dos seres humanos.

Ser administrador e gestor é relativo ou seja é preciso administrar ou gerir aquilo que realmente nos deixem satisfeitos e feliz com os nossos desempenhos profissionais e morais, em relação a ser político não posso garantir se é bom ou é ruim, porque ainda não sou político mas agredito que ser político só poderá ser bom se realmente formos capazes de fazer coisas boas e úteis para contribuir com a evolução da humanidade com dignidade e justiça social, e principalmente estar na política com a nossa consciência realmente tranquila e em paz.

Como surgiu essa idéia de ser um futuro político?

Isso foi a muito tempo desde que votei pela primeira vez, e quando começei a trabalhar nas campanhas de um grande político de Rondônia, sempre tive vontade de ser um grande e bom político, mas como sempre fui da roça e tinha poucos estudos não tinha confiança nas minhas próprias forças, e sempre acreditei que um dia iria ser um político mas sempre achei que eu deveria primeiro me preparar buscar novos conhecimentos.

E quando fui viver na Europa então foi quando tive a certeza que era esse o caminho que eu deveria seguir, mas para eu conseguir ingressar em um curso para me especializar era muito difícil quase impossível, por eu ter apenas a 4ª Série do 1º Grau.

Não foi fácil ingressar-me em um curso que satisfazesse as minhas necessiadades, alem de ser um curso imensamente exigente era igualmente caro, para entrar no mesmo era preciso competir com pessoas mais preparadas e de poder econômico muitíssimo melhor do que os meus na época.

Mas a vontade de estar preparado para ingressar na política do Brasil era mais forte e fiz de tudo sacrificando até mesmo minha familia para conseguir concluir e obter os conhecimentos que acredito que irá contribuir em muito com a minha carreira futura na política brasileira.  

E porque escolheu o municipio de Alto Alegre dos Parecis para dar inicio a sua carreira?

Porque esse município é onde eu cresci e passei momentos marcantes na minha vida foi aqui que eu e a minha família encontramos as várias mãos amigas e que nos ajudaram em diversas vezes, foi neste município e região que aprendi a valorizar os bons principios e os valores morais e o trabalho digno e honesto, bem como os valores da família, e para não trair os meus principios acredito veemente que é neste município que devo começar a trabalhar para melhorar a vida destas populações.

Poderia optar por ser político na Europa em Portugal ou em qualquer outro país da união européia, mas acredito que acima de tudo é uma questão moral.

Qual são os seus objetivos na política?

Ser um bom político fazer minha carreira com dignidade e moralidade fazendo trabalhos que beneficie verdadeiramente a vida das pessoas, combater a exclusão social, contribuir efetivamente para acabar com a fome e as guerras no mundo e lutar para a consciêntização para a evolução da moral humana na sua plenitude.

Em Alto Alegre dos Parecis meu objetivo concreto é desenvolver o município e trazer o progresso ao município e com ele trazer melhor qualidade vida para todos os habitantes do município.

É preciso fazer muito por esse município e pelo seu povo, estas pessoas merecem ser felizes, respeitadas e valorizadas.

Disse que seu objetivo é primeiramente desenvolver o município e dar melhor qualidade de vida para as pessoas, se for eleito qual a primeira coisa a fazer no município?

Acredito que depende de cada momento para fazer determinadas coisas, ou seja vou dar um exemplo se eu for eleito a prefeito de Alto Alegre dos Parecis em 2016 talves não poderia colocar em prática os projetos que hoje tenho pronto para o município na conjuntura atual.

Mas se eu for eleito em 2012 acredito que posso implantar os meus projetos na sua generalidade, ou seja implantar um sistema de saúde pública eficiênte, implantar um modelo que possamos dinamizar a econômia do Município apoiando os produtores agrícolas fazendo com que os mesmos possam ser beneficiados por essas políticas, criar um novo conceito de educação eficiente e abangente a todos ou seja criar condições reais para desenvolver o município e melhorar efetivamente a qualidade de vida para todos.

E esse é o meu objetivo principal.

O setor da saúde no municipio é um problema de muitos anos o que é necessário fazer para reveter esse quadro?

Em primeiro lugar acredito que é preciso levar muito a sério esse setor ter realmente conhecimento real da situação para poder atuar com eficiência, hoje no Brasil os muncípios são obrigados a gastar no mínimo 15% dos recursos próprios com a saúde pública, e muitos administradores municipais com receio de ser de uma certa forma ``punidos´´ acabam por gastar por gastar muitas vezes em meios desnecessário ou que realmente não beneficia diretamente as pessoas.

No nosso município é preciso fazer uma grande mudança na saúde, em primeiro lugar colocando pessoas capacitadas para administrar e coordenar setores fundamentais na saúde pública, buscar recursos que possíbilite criar e implantar nesse município um sistema de saúde que seja capaz de atender o dobro da população atual, e é neste sentido que trabalharei.

Sei que irão perguntar e muito irão pensar que estou pensando fora da realidade mas passo a explicar; com a futura implantação dos meus projetos a população do nosso município com certeza crescerá, as populações vizinhas recorrerão ao nosso município para satisfazer muito das suas necessidades e é neste sentido que devemos trabalhar e implantar infra-instruturas adequadas para essas realidades, se por exemplo fizermos um hospital para atender uma polulação de 10.000 pessoas e no fim de dois ou três anos a população que recorrer aos serviços disponíveis nesta infra-instruturas for o dobro da que realmente essa infra-intrural puder atender assim teremos sempre os problemas que hoje temos em Alto Alegre.

Muitos podem dizer, é melhor ter um pequeno hospital bem equipado do que um grande hospital sem ser usado, mas se pudermos ter um bom hospital bem equipado com recursos técnicos e tecnológicos e humanos por que não este ser grande e estar preparados e fazer pensando em um futuro com um grande desenvolvimento.

Se for eleito onde vai buscar recursos para realizar aquelas obras todas que consta no seu programa político para Alto Alegre dos Parecis?

Primeiro é preciso saber o que é recurso e o que é parceria e como proceder para os angariar, e alguns dos setores e modelos políticos que queremos dinamizar ou implantar no município precisarão ser concluidos na totalidade com recursos financeiros oriundos dos setores públicos ou privados e muitos poderão se tornar efetivamente uma realidade fruto de parcerias com instiutições publicas, privadas, nacionais ou estrangeiras.

E neste sentido iremos trabalhar para que todos os nossos projetos sejam tornados realidades e que possam assim beneficiar efetivamente as pessoas de Alto Alegre dos Parecis.

Como o senhor analisa o desempenho do atuais políticos de Alto Alegre dos Parecis?

Acredito que todos os políticos trabalharam e muitos ainda trabalham dando o melhor de cada um, usando os recursos que tem disponível para fazer as suas governações uns com melhor outros com menor resultados, acredito que conseguiram fazer um bom trabalho se compararmos com outros políticos de muitos municípios de Rondônia.

Não sou a pessoa mais indicada para aplaudir e muito menos criticar os políticos de Alto Alegre dos Parecis, se o fizesse não estaria sendo justo e nem responsável pois assim não estaria contribuindo em nada para ajudar a melhorar a vida das pessoas e no desenvolvimento efetivo de Alto Alegre dos Parecis.

E sobre o ex prefeito atual deputado federal Padre Ton?

Infelizmente não o conheço pessoalmente, acredito que embreve terei a honra em o conhecer, mas tambem acredito que este político do nosso município é digno de receber a nossa admiração e principalmente o nosso respeito, acredito que devemos avaliar os políticos não pela sua ideologia política mas sim pelas suas atitudes pelas suas tomadas de decisões e principalmente pelo que os mesmos façam para abrir mão ou para sacrificar em suas vidas para colocar em prática os seus propósitos para ajudar o seu povo.

Acredito realmente que; o que o Padre Ton conseguiu até agora na política é fruto das suas atitudes enquanto padre e principalmente como administrador público, mas se o seu caráter fosse de alguma forma suspeita ou digna de desconfiança o numero de votos de confiança não seria a que foi lhe conferido soberanamente o elegendo a Dep. Federal o único candidato do PT a ser eleito em Rondônia para esse cargo.

Alto Alegre dos Parecis deve se orgulhar por ter um político como o Padre Ton pois poucos têm ou terão políticos com a sua capacidade moral e isso é o que realmente é importante.  

E as denúncias de ato de improbidade administrativa feitas contra o Padre Ton, o Sr. acredita que pode ter um fundo de verdade ou não?

Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto muito menos para avaliar se isso pode ser verdade ou dizer que isso é fruto de uma campanha para desmoralizar o político Padre Ton.

Se eu comentar ou dar a minha opinião sobre o assunto estaria contribuindo apenas e só para confundir as pessoas e principalmente estaria sendo irresponsável e imoral.

Primeiro porque não estou familiarizado com o assunto, segundo a minha opinião não contribuirá em nada para repor a verdade para o povo de Alto Alegre dos Parecis, terceiro por que há temas e problemas muito mais preocupantes e necessários a serem discutidos e as resoluções destes problemas reflitirá efetivamente na melhoria da vida das pessoas.

Acredito que cada um tem que fazer aquilo que lhe compete e se estiver munido de competência para tal.

E sobre as mais recentes notícias de possíveis cobrança de propina no concurso público municipal envolvendo os vereadores Jerry Adriani, Neri Bianchin e Obadias, a chefe de gabinete e o advogado da prefeitura, acredita que isso pode ser verdade?

Igualmente prefiro não falar daquilo que não conheço, e sei que não tenho competência e nem responsabilidades para dizer realmente aquilo que o povo de Alto Alegre precisa saber, acredito que cada um de nós atuais e futuros políticos devemos primeiramente atuar com a nossa moral predominante primeiro evitar cometer atos imorais e se cometermos devemos ter a moral de  ser nós mesmos a nos explicar perante os nossos eleitores.

As nossas atitudes enquanto cidadãos e políticos devem ser cada vez mais sólida, e que não dê espaço para as calúnias serem mais fortes que a nossa moralidade.

Agredita que pode vencer a eleição para prefeito?

Com certeza, trabalharei para isso ser uma realidade para o bem da população de Alto Alegre dos Parecis.

Agredita que o povo vai te aceitar como pré-candidato a prefeito?

Agredito que o povo honesto, trabalhador e honrado de Alto Alegre dos Parecis não só me aceitará como pré-candidato como me escolherá como o prefeito de todos os altoalegrenses.

Como vai enfrentar as reações dos políticos do município o senhor não tem medo?

Irei enfrentar todas a reações de todos como eu sou; pacífico, sereno e lúcido com coragem para vencer o que vir contra os interesses do povo de Alto Alegre dos Parecis, a única coisa que tenho medo é não ter saúde para lutar, para melhorar a vida das pessoas deste município.

Pois aqueles que tentar me prejudicar não estará prejudicando o cidadão Arlindo de Souza mas sim estará prejudicando as pessoas do município.

Se as pessoas reais estiverem comigo para que possamos lutar juntos, qualquer ameaça será insignificante e dignas do meu desprezo e o desprezo da população pelas mesmas.

É dificil disputar prefeitura depois que o Padre Ton conquistou o povo como vai lidar com essa realidade?

Sei que é uma responsabilidade muito grande não só para ganhar a confiança das pessoas mas principalmente para dar seguimento ao trabalho que o ex-prefeito Padre Ton começou.

Sei que devo não só fazer bem mas sim fazer com que as boas políticas que ele implantou sejam cada vez melhor e que de frutos para as pessoas, implantar novas políticas novos métodos e conceitos para que o povo fique sempre a ganhar e isso realmente é o que interessa, acima dos interesses políticos das conquistas individuais estará sempre o interesse das pessoas.

Diz que esta preparado para ser o prefeito de Alto Alegre dos Parecis, mas acredita que esta preparado para enfrentar um grande oposição política?

Acredito que quando trabalhamos e agimos de forma moral e ética, estamos preparados para enfrentar oposições até mesmo perseguições ou calúnias pois não há nada nesta humanidade capaz de ferir a digna moral.

Quando não se tem como diz o ditado``o rabo preso´´ não se deve temer é preciso saber com que tipo de oposição iremos conviver há a oposição moral que argumenta com debates verdadeiros, dignos e com a lógica democrática verdadeira digna de ser respeitada e há a oposição imoral que é digna de ser despresada, ignorada e não ser digna do nosso respeito e acredito que estou preparado para os dois tipos de oposição.

Se o atual prefeito também for concorrer, agredita será mais difícil acredita que ele leva vantagem?

Não acredito que será mais ou menos difícil se o atual prefeito concorrer, com certeza ele tem vantagem mas tambem tem mais responsabilidades, não quero dizer que com isso não preciso ter responsabilidade pelo contrário tenho que mostrar que as minhas propostas são mais benéficas para as populações e que são melhores do que as do atual prefeito e não só, que os meus projetos são melhores que os deles e que os seus 2 anos que o mesmo esteve a frente da prefeitura.

Mas sei que estou pronto para competir com todos de igual para igual, sei que estarei em desvantagem nas questões financeiras pois sei que não tenho dinheiro nenhum por enquanto, mas não vou desistir se for preciso correrei o município a pé batendo de porta em porta assim farei se for necessário, seja o que Deus quiser.

Agora enquanto ainda não é candidato o que o senhor tem a dizer para a população de Alto Alegre dos Parecis?

O que digo para todos, é que podem contar comigo desde já para o que der e vier, serei a voz de cada um e que embreve serei o prefeito de todos.

Se fosse agora candidato o que prometeria para o povo do município?

Não gosto da palavra promessa, mas sim apresentaria de forma detalhada os meus projetos para as pessoas de Alto Alegre dos Parecis, iria dizer o que digo hoje que todos podem contar comigo, e que eu serei o prefeito de cada um deste município, e trabalharei de forma ética e moral para desenvolver o município e trazer qualidade de vida para todos os seus habitantes.

Agredita que sua carreira no política crecerá rápido como a do Padre Ton?

Acredito que se Deus quiser serei candidato a prefeito de Alto Alegre dos Parecis e que se Deus quiser serei o prefeito de todos, o que vier aseguir será fruto das minhas atitudes enquanto cidadão e enquanto político é o que acredito que acontecerá.

Se fosse deputado federal o que faria para ajudar o seu minicípio?

Trabalharia de acordo com minha consciência e com a minha moral para que os frutos do meu trabalho pudesse vir a beneficiar efetivamente a vida das pessoas deste município.

Talves assim poderia analizar concretamente o que deveria ser feito em cada caso para agir da melhor forma possível.

Como vai fazer sua campanha e quanto pensa em gastar para ganhar a eleição?

Ainda não faço idéia com será a minha campanha só sei que não será fácil primeiro por que nunca fui candidato, segundo porque não tenho 1 real destinado para a campanha não faço idéia o quanto vou gastar porque não tenho dinheiro sendo assim não dá para fazer conta primeiro vou ver se consigo dinheiro depois é ver o que o meu futuro partido poderá contribuir financeiramente para minha campanha vamos ver, que Deus nos abençõe.

Qual é setor que irá dar mais atenção se for eleito?

Todos os setores existentes no município e os novos que implantaremos e desenvolveremos, é preciso dar atenção as pessoas em primeiro lugar, investindo em setores que beneficie diretammente essas pessoas.

Qual é a maior dificuldade que encontrou até agora?

Adquiri formação necessária para estar preparado para essa missão, e a possibilidade de deixar meu filho de apenas 3 anos em Portugal com a minha esposa para seguir e por em prática os meus projetos, o resto é consequencia das minhas decisões não será uma tarefa fácil mas preciso estar preparado para conviver com elas.

Qual a causa que defende e quais são as suas qualidades para todos saberem?

São várias as causas que defendo, mas destacarei que a principal é a necessidade de evoluirmos a nossa moral, a ética e o combate a exclusão social, o combate a fome as guerras e a preservação da Amazônia e todo o meio ambiente.

Não sou a pessoa mais indicada para falar das minhas qualidades ou defeitos, deixo isso para as pessoas analizarem e deixar as suas opiniões.

Uma palavra para a população de Alto Alegre dos Parecis.

Em primeiro lugar quero agradecer a todos que um dia ajudaram a mim e a minha família e se não fossem elas talves não daria início na minha política neste município ou não me dedicaria a política.

Digo a todos que sou mais um de vocês e que tudo farei enfrentado tudo e todos para defender cada um vós e lutarei pelos vossos direitos, tudo farei para desenvolver efetivamente o município e para garantir a melhor qualidade de vida para cada cidadão deste querido município.

É hora de começar a fazer um análise e ver realmente quem esta realmente disponível para lutar verdadeiramente pelo povo de Alto Alegre dos Parecis.

Caros cidadãos serei o prefeito de cada cidadão deste querido Município, o poder de decidir é seu, você pode, você deve ser respeitado e valorizado e eu tudo farei para que isso seja uma verdade efetiva, juntos pelo progresso juntos por Alto Alegre dos Parecis.

 

 

 Responsáveis:

Eduardo Fernades da Silva

Jornalista independente do Estado de Rondônia

Altoalegrenotícias

Jose Carlos de Oliveira

Adm: blog: https://blogs.abril.com.br/avozdopovo